domingo, 19 de dezembro de 2010

Barcelona fenomenal em campo, menos bem fora dele

Um patrocínio algo polémico
Dizer que o famoso "tiki-taka" que faz com que o Barelona seja um verdadeiro rolo compressor sobre quem lhe aparece pela frente, fazendo mesmo da equipa uma máquina devoradora perfeitamente imparável, é nos dias de hoje tema dominante de quem aprecia o futebol espectáculo, havendo mesmo quem comente nunca antes ter visto nada parecido, passe por vezes algum exagero.
No entanto, sendo este Clube um emblema de uma região e apreciado por milhões nos mais diversos quadrantes, este ano tem sido fora do campo que o Barça tem estado menos bem, provocando até algum desconforto mesmo entre as suas gentes.
O motivo desta insatisfação prende-se com o facto do Barcelona ter trocado o logotipo da UNICEF, que usava de forma gratuita, trocando-o por um patrocínio que lhe valeu muitos milhões de euros mas igualmente muita polémica.
Assim, a Fundação Qatar passou a ser o novo patrocinador deste gigante catalão, causando imensa celeuma pelo facto deste patrocínio ser originário de um país que discrimina os homossexuais e não assina a carta dos Direitos Humanos. Para muitos, como por exemplo Johann Cruyf, uma figura emblemática deste clube que representou enquanto jogador e treinador, este processo é a venda de um ideal, afirmando mesmo que não contesta a venda das camisolas mas que não aceita trocar os direitos das crianças por quem não os respeita. Para ele, isto é transformar o lendário "mes que un club", por "um club más"
Na indústria que o futebol se transformou, e quando os dirigentes começam a ver-se a braços com problemas graves de tesouraria, tudo vale.
Mesmo no Barcelona, um clube grandioso...No melhor pano cai a nódoa!

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