sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Sporting Clube de Portugal, muito mais do que um Clube só de futebol

Carlos Lopes, um leão indomável
Nas comemorações do 101º aniversário do Comité Olímpico de Portugal (COP), o Sporting Clube de Portugal recebeu o Troféu Olímpico, galardão atribuído a pessoas colectivas de quatro em quatro anos.
Desta forma, a grande importância do Sporting no movimento olímpico foi assim amplamente reconhecida, já que é "só" o segundo clube europeu, a seguir ao Barcelona, que mais atletas olímpicos fez representar, mais propriamente 109,  com oito medalhas olímpicas ganhas por atletas seus de 1912 até 2008.
Sendo desde sempre um clube eminentemente eclético, e por onde tem passado a nata de diversas modalidades, facto que tanto orgulha os "leões", esta distinção foi recebida por José Eduardo Bettencourt, o presidente do Clube, e pelo Prof. Mário Moiniz Pereira, o "Senhor Atletismo" e um Homem altamente respeitado por todos os quadrantes clubísticos, daqueles que nos apetece vergar perante tão grande dimensão.
De António Stromp, a primeira grande figura leonina  a representar o Clube em Jogos Olímpicos no ano de 1912, passando por Armando Marques, medalha de prata no tiro de fosso olímpico em 1976, Carlos Lopes, considerado o atleta português do Século XX e medalha de prata no 5000 metros em 1976 e de ouro na maratona em 1984, Francis Obikwelu, medalha de prata nos 100 metros em 2004, Rui Silva, medalha de bronze nos 1500 metros também em 2004, e ainda os estrangeiros, como o ucraniano Yuri Bilonog, que alcançou a medalha de ouro no lançamento do peso em 2004, a romena Ionela Tirlea, medalha de prata nos 400 metros barreiras em 2004 e o nigeriano Emanuel Amunike, medalha de ouro no futebol em 1996, perfazem assim as oito medalhas conseguidas pelos atletas leoninos nos Jogos Olímpicos.
No entanto, as performances do Sporting não se esgotam nos Jogos Olímpicos, já que na sua História de 104 anos, o Clube soma 147 medalhas ou taças conseguidas individual e colectivamente, sendo destas 66 de ouro, para além de ser o único Clube, a par do Barcelona, a ter vitórias em competições europeias em quatro modalidades diferentes, sendo uma no futebol, 15 no atletismo, cinco no Hóquei em Patins e a mais recente, alcançada em Maio de 2010 no Andebol, onde venceu a Challenge Cup.
Um somatório de êxitos sem paralelo no nosso País e que muito orgulha os muitos milhares de adeptos do Sporting, sem dúvida um fábrica de campeões e um Clube fadado para ganhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário