quinta-feira, 11 de novembro de 2010

SL Benfica em Angola numa visita para recordar

35 Anos de independência marcados pela visita do SL Benfica

A visita do SL Benfica a Angola, embora curta, já que se deslocou apenas para disputar um desafio de carácter amistoso com a selecção de Angola no Estádio 11 de Novembro, em Luanda, que acabaria por ganhar 2-0 com golos da autoria de Aimar e Jara, ambos com toque de tango argentino, foi sobretudo intensa e extravasou do plano desportivo para o social, naquilo que foi um sucesso a todos os níveis.
Mesmo passados que estão 35 anos da independência de Angola, os vínculos afectivos dos cidadãos angolanos aos principais clubes portugueses mantêm-se bem vivos, com o SL Benfica lá como cá a ser o clube português de maior cariz popular e a fazer com que milhares de pessoas, sobretudo jovens, chorassem de alegria por ver de perto os seus ídolos.
Nesta deslocação, que não contou com a presença no estádio de José Eduardo dos Santos, o presidente angolano, o ídolo principal foi claramente Pedro Mantorras, o grande "embaixador" dos benfiquistas em terras angolanas.
Numa visita que acima de tudo acabou por ser um caso de sucesso essencialmente no âmbito social, num país a recuperar paulatinamente mas ainda marcado por problemas incontornáveis, o líder do SL Benfica, Luis Filipe Vieira, despediu-se com a promessa de que o seu clube regressará em breve a Angola.
Mais do que o futebol, conta a vertente humana e por isso, mesmo que com o recebimento de um avultado cachet para marcar presença neste evento, o gesto do SL Benfica caíu bem fundo junto da comunidade angolana. É por isso que o Desporto é tão aglutinador!

Sem comentários:

Enviar um comentário