domingo, 28 de novembro de 2010

Leixões, 103 anos de uma bonita História!

Um clube centenário

O Leixões Sport Clube, clube nascido faz hoje 103 resultante da fusão entre o Grupo Lawn Tennis de Matosinhos e o Grupo Leixões Foot-Ballers, ambas colectividades de inspiração britânica, está hoje duplamente de parabéns, pela celebração do aniversário do seu nascimento, mas igualmente pela prenda proporcionada pela sua equipa profissional de futebol, que ganhou no Estoril por 1-0, em jogo muito importante para as aspirações da sua equipa, orientada por Augusto Inácio, uma figura incontornável do futebol português.
Sendo uma colectividade de raízes populares, como é apanágio das gentes de Matosinhos, localidade de gentes da pesca, é no entanto um fenómeno de muito acima do clubismo, sendo mesmo um caso raro de sucesso quanto ao fenómeno social de alta expressão.
Numa história marcada por altos e baixos, embora recheada de momentos emblemáticos, o principal foi aquando da vitória na Taça de Portugal, em 1961, quando em pleno Estádio das Antas arrebatou ao FC Porto a conquista deste troféu, numa equipa onde pontificavam, entre outros, o brasileiro Osvaldo Silva sob a orientação técnica do argentino Filpo Nuñez.
Outro momento marcante do Leixões, conhecido por ser uma "escola" de sucesso no que à formação de jogadores concerne, teve a ver com a célebre equipa dos bebés de Matosinhos, que assim ficaram conhecidos na década de 70 do século passado, por terem uma panóplia de grande jogadores como Chico Faria, Horácio, Fonseca, Praia, etc... marcando uma época de ouro na história do clube.
O momento mais recente de sucesso teve nos úlitmos tempos ficado assinalado pela presença na final da Taça de Portugal em 2001/2002, quando sob a liderança técnica de Carlos Carvalhal se viu derrotado pelo Sporting CP por 1-0, num jogo em que nunca foi inferior aos lisboetas.
Outa faceta muito positiva dos leixonenses, tem a ver com a sua História de sucesso eclético, com o voleibol e o bilhar, onde já conquistarm campeonatos nacionais e outros troféus relevantes, a serem as mais marcantes.
Um clube com uma bonita História.
Parabéns, Leixões Sport Clube!!!

1 comentário:

  1. É pena estar a ser mal governado, no entanto é o clube do meu coração e só não acredito na subida, devido ás más contratações que efectuaram. De resto é pena porque temos treinador.

    ResponderEliminar