segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

José Mourinho é o melhor treinador do Mundo 2010 para a FIFA


Contra aquelas que eram as previsões gerais, e até mesmo contrariando fugas de informação que afinal se viriam a revelar falsas e que apontavam o espanhol Vicente del Bosque como o melhor treinador do Mundo de 2010 pela FIFA/France Football, o nosso "special one" José Mourinho entrou para a galeria dos imortais do futebol mundial e conseguiu pela primeira vez na História do futebol português a eleição de um treinador nacional para este tão distinto e honroso prémio, que já foi ganho em épocas naturalmente distintas pelos jogadores Eusébio, Luis Figo e Cristiano Ronaldo. Um orgulho para o país e naturalmente merecido para quem ao serviço do Inter de Milão ganhou tudo o que havia para ganhar culminado com a vitória na Liga dos Campeões Europeus.
Um grandioso treinador a quem a FIFA de forma natural o acaba por distinguir por tudo quanto ele vale e que tanto orgulha o nosso país em geral e o futebol em particular.
Natural de Setúbal, e herdando os génes da modalidade de seu pai Félix Mourinho, ex-guarda-redes do "seu" Vitória de Setúbal e posteriormente do Belenenses, José Mourinho vive hoje quiçá o dia mais feliz da sua existência pelo reconhecimento a um treinador valioso, mas sobretudo por pertencer a um país cuja capacidade económica dista muito de potências como a Espanha, de quem eram os outros dois eleitos para a obtenção do troféu, e que eram Vicente del Bosque e Pep Guardiola, igualmente dois grandiosos treinadores e que tanto valorizam a vitória do "nosso" José Mourinho. Aquando da entrega do troféu José Mourinho vincou de forma categórica o "orgulho em ser português e o quanto este galardão representa para o nosso país".
Parabéns José Mourinho, Portugal está orgulhoso por ti. Tu mereces muito este galardão!!!
Quanto ao melhor jogador do Mundo ele coube pelo segundo ano consecutivo a Lionel Messi. Estando o Mundo como os olhos postos no "tridente" do Barcelona composto por Lionel Messi, Xavi e Iniesta, e quando o último destes era apontado como o vencedor, afinal a vitória coube em sorte ao "mago" argentino.
Na minha opinião, e reconhecendo um talento inigualável na arte de bem jogar a Messi, que tem um pé esquerdo que faz miséria e espalha magia, por tudo quanto Xavi e Iniesta fizeram no Barça mas essencialmente enquanto "pulmões" da selecção de Espanha que se sagrou campeã do Mundo, este troféu caberia melhor a um dos dois, embora não querendo tirar o mérito ao argentino... que é um verdadeiro fenómeno.
No sector feminino e pela quinta vez consecutiva a vitória coube a inevitável brasileira Marta. Uma menina prodígio e com um talento que extasia plateias. Como treinadora a galardoada foi a seleccionadora alemã Silvia Neid.
O melhor golo do ano e cujo troféu tem a designação de Puskas, em homenagem a esse monstro do futebol mundial, foi ganho pelo turco ao serviço do Bayern de Munique, Hamit Altintop, num golo portentoso obtido ante o Cazaquistão.
O prémio presidencial foi ganho pelo sul-africano Desmond Tutu, numa forma simbólica de homenagear a África do Sul, país onde decorreu o Mundial no ano de 2010
Para o fim, não por ser o menos importante mas por valer cada vez mais nos dias de hoje, fica o Prémio Fair Play, que foi ganho pela selecção de Sub-17 feminina do Haiti. Uma honra enorme para um país que no decorrer de 2010 foi devastado por um violento terramoto e que vive enormes carências sociais.

  Todos os Vencedores:
- Melhor jogador do Mundo: Lionel Messi (Argentina)
- Melhor jogadora do Mundo: Marta (Brasil)
- Prémio Puskas: Hamit Altintop (Turquia)
- Prémio presidencial: Desmond Tutu (África do Sul)
- Melhor treinador do Mundo: José Mourinho (Portugal)
- Melhor treinadora do Mundo: Silvia Neid (Alemanha)
 - Prémio Fair Play: Seleção sub-17 feminina do Haiti

Sem comentários:

Enviar um comentário